16 Dezembro    



 

Alguns fariseus aproximaram-se dele (Jesus) para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?” Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”.

Mateus 19:3-6

Pensamento: Esta época do ano, que devia trazer alegres lembranças de lares unidas, para alguns só relembra a tristeza de famílias divididas. Alguém observou que, no divórcio, enquanto os pais prosseguem com seus esforços para se desvincular, as crianças lutam para pertencer às duas pessoas que estão se separando. De acordo com Jesus, casamento é uma união feita por Deus. Os noivos podem fazer seus votos, o pastor ou padre seu pronunciamento, mas quem une aquelas duas pessoas é DEUS. Quando Jesus se referiu a Gen 1:27 e 2:24, ele apontou para o único padrão que um verdadeiro discípulo pode ter em qualquer questão – a vontade de Deus. Opiniões e interpretações são variadas. Para muitos hoje, a dúvida quanto ao casamento e divórcio se tornou uma questão meramente legal. O que é ou não é permitido? Quais as condições e situações em que Deus aceitaria o divórcio e segundo casamento? E assim vai. Segundo Jesus, casamento é uma união diferente, justamente por ser algo feito por Deus. A legislação e a lógica humana não são determinantes para o que Deus aceita em relação a essa união. O “portanto”, com o qual Jesus conclui sua resposta aponta para sua palavra determinante: não separe o que Deus uniu. Só quem viu o efeito devastador do divórcio compreende porque Deus foi tão contundente nesta palavra. Se você conhece alguém enveredando por este caminho, faça o que puder para ajudá-los a voltarem para a vontade de Deus.

Oração: Pai Santo, o Senhor certamente olha com tristeza os casamentos desfeitos e lares destruídos no mundo em que vivemos hoje. Por favor, opere em cada filho seu e em cada união que o Senhor criou para que a vontade do Senhor seja o bastante para nós. Para aqueles cujos casamentos já foram desfeitos, ajude-os a encontrarem a força em Jesus para permanecerem fiéis ao Senhor. Em nome de Jesus rogamos. Amém. || Veja a imagem especial: http://www.iluminalma.com/img/il_mateus19_4-5.html

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2008, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.